FIAT - Rebranding




  • Desafio

    Uma das marcas mais amadas e reconhecidas no Brasil, líder de vendas por 11 anos, com a criação da FCA, a organização voltou os esforços na consolidação da marca Jeep no país. Além disso, o mercado automobilístico sofre com quedas de vendas e mudanças no comportamento do consumidor, que acabaram desencantando os públicos e enfraquecendo a conexão da marca com as pessoas.

    Neste cenário, fomos no caminho destes desafios: fazer emergir o propósito da FIAT; tornar mais clara a direção do negócio sem espaço para diferentes interpretações; reestabelecer relações próximas e de confiança entre a marca e seus públicos; resign ificar os vínculos emocionais que a Fiat construiu com o consumidor; criar um universo visual de impacto e atrativo, para voltar a gerar desejo do consumidor; voltar a ter uma comunicação que vai além de produto em si e compartilha sua visão de mundo.
  • Estratégia

    Mais de 100 anos na Argentina e 44 anos no Brasil. 

    Desde o começo do projeto sabíamos que não se tratava de qualquer marca de carros. E isso ficou claro já nas entrevistas de diagnóstico, as pessoas sentiam falta da FIAT. Uma marca carismática, que não conseguiu passar despercebida e que construiu uma relação de fascínio e paixão com seus públicos.

    Todo o processo foi conduzido de forma cocriativa com o time executivo da FIAT. Mão na massa. Todos na mesma sala, falando a(s) mesma(s) língua(s), caminhando na mesma direção. 

    Mais que reinventar a marca, era preciso voltar às suas origens, enaltecer as qualidades de suas raízes italianas e a mistura apaixonante com o Brasil, de um jeito que refletisse principalmente em seus atributos de personalidade de forma mais evidente.

    E, com essa mistura apaixonante, o propósito da marca também deveria ser: apaixonados por cada caminho. Ele traz uma visão clara sobre como a Fiat enxerga a vida, além de também abordar o caminho como as ruas e também como a jornada de vida de cada um.







  • Criação

    Uma marca com origem italiana e uma história de sucesso no Brasil é a única do mercado que pode falar e transmitir com propriedade sua personalidade meio italiana e mezzo brasileira, pop, encantadora e espontânea.

    Com a FIAT resgatamos o lado cool de estar nas ruas, em todos os lugares, como uma marca democrática. Pop, uma marca que sabe se conectar com todos e que está por dentro do que acontece na cultura popular. 

    Resgatamos também um ícone da história da Fiat e o atualizamos de forma contemporânea: a Fiat Flag, uma homenagem à bandeira italiana, que foge de caricaturas e amplia o universo visual da marca, indo além de produto em si. 

    Todo o trabalho estratégico e criativo foi pensado para consolidar a FIAT como uma marca que vai muito além do mercado automobilístico, com potencial de fazer ainda mais parte da vida das pessoas em diferentes momentos e de criar diversas parcerias pela estrada afora, seja com café, marcas de roupa etc.