Atacama - Road Trip part II

  • Deserto de Atacama parte II
  • Durante o mês de setembro de 2019 eu e minha esposa preparamos as malas, pegamos nosso VW e partimos para uma grande aventura, estas são algumas das mais de 8 mil imagens que produzi durante a nossa "road trip". Confira um pouco do que vimos e vivemos nestes 15 dias pelas estradas do Chile.

    Deserto de Atacama está localizado na região norte do Chile até a fronteira com o Peru. Com cerca de 1000 km de extensão, é considerado o deserto mais alto do mundo. É o deserto não polar mais seco do mundo, pois chove raramente na região, em consequência de as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguirem passar para o deserto, por causa de sua altitude. Assim, quando se evaporam, as nuvens úmidas descarregam seu conteúdo antes de chegar ao deserto, podendo deixá-lo durante épocas sem chuva.
    De acordo com estimativas, o deserto de Atacama ocupa 105.000 quilômetros quadrados, ou 128.000 quilômetros quadrados se as encostas inferiores dos Andes forem incluídas. A maior parte do deserto é composta por terreno pedregoso, lagos de sal (salinas) e areia.
    As temperaturas no deserto variam entre 0 °C à noite a 40 °C durante o dia. Em função destas condições existem poucas cidades e vilas no deserto; uma delas, muito conhecida, é São Pedro de Atacama, que tem pouco mais de 3000 habitantes e está a 2400 metros de altitude. Por ser bem isolada é considerada um oásis no meio do deserto e o principal ponto de encontro de viajantes do mundo  inteiro.