Cartaz Essencial: Designers Brasileiros



  • De um sentimento pessoal, a vontade de estudar e conhecer mais sobre o Design Gráfico brasileiro, surgiu a ideia desse projeto. O objetivo foi ler mais sobre quem foram as pessoas que desbravaram caminhos e ajudaram a moldar o design gráfico como conhecemos hoje no Brasil e, a partir desse cartaz, despertar em outros essa mesma curiosidade. Óbvio que existem muitos outros nomes dignos dessa lista, mas escolhi os que considero essenciais para começar a entender essa história.

    Existem muitas formas de ilustrar esse conceito, mas depois de refletir bastante, entendi que nada que desenhasse seria suficiente para representar o trabalho e a importância de Bea Feitler, Ruben Martins, João Carlos Cauduro, Ludovico Martino, Alexandre Wollner e Aloísio Magalhães. Por isso, escolhi a pureza do texto, a informação histórica em sua forma mais elementar.

    Juntamente com o cartaz, estou também escrevendo uma série de posts no blog do Vertentes que abordam com mais detalhes a história de cada um desses seis personagens. Lá, também conto um pouco mais de como foi o processo de pesquisa e coleta dessas informações. Por incrível que pareça, por mais simples que sejam, algumas dessas informações não eram tão conhecidas.

    A princípio, o cartaz pode ser adquirido na nossa lojinha na Colab55 (recomendo o formato A2), em PhotoMatte, ou impressão FineArt. Estou planejando também uma série impressa em cores especiais. Os interessados podem acompanhar nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Instagram, Medium, Colab55.

    A linha Essencial: Designers Brasileiros conta também com outros produtos que podem ser adquiridos na nossa loja.